Empresas com bons níveis growth options ganham tração em tempos de incertezas na economia e, em mercado competitivos, se apresentam como atraentes para outras companhias e investidores de todos os portes
A situação posta é a seguinte: a economia brasileira enfrenta desafios, as empresas têm dificuldades de obter crédito com um custo acessível e o mercado parece arrefecer. Nesse cenário, o mais óbvio é pensar que, ao tentar vender uma empresa, o valor do negócio seria reduzido proporcionalmente aos riscos que envolvem o contexto econômico do País. Mas esta conta não é exatamente assim. Ronaldo Rodrigues, senior associate da Zaxo, desenvolveu estudo acadêmico para dissertar sobre qual é exatamente o impacto da incerteza econômica no mercado de Fusões e Aquisições (M&A). E o resultado é surpreendente. Apesar de o Enterprise Value das aquisições poder cair 6,7% ao ano na média geral em tempos de desafios macroeconômicos, há outros fatores que podem puxar o valor do negócio para cima. O principal deles é o chamado growth options (ou opções de crescimento), que não apenas mitigam o peso da incerteza, como abrem espaço para um incremento de até 16% no prêmio pago em fusões e aquisições.
Segundo o especialista, entre as empresas que possuem maiores opções de crescimento o impacto da incerteza da Política Econômica não chega a 1%. “Isso demonstra que as oportunidades de crescimento presentes nos ativos são vistas como catalisadoras de valor e reduzem o impacto da incerteza na precificação”, disse Rodrigues. Segundo ele, ao considerar o efeito das oportunidades de crescimento direto no Enterprise Value, para cada 1% de nas growth options em cenário de incerteza, ocorre um aumento de aproximadamente 16% no valor do negócio, significando aumento no prêmio pago nas aquisições em cenários de elevada incerteza econômica.
Em mercados mais competitivos, completa Rodrigues, o efeito das oportunidades de crescimento é mais pronunciado, pois as empresas agem rapidamente devido ao nível de competitividade. “Nestes mercados o prêmio pode chegar a 19%. Isso faz com que a incerteza econômica, ao invés de ser apenas um risco, seja percebida como uma oportunidade de criar valor por meio de aquisições estratégicas. Essa dinâmica tem impulsionado negócios importantes no Brasil e no exterior”, disse.
Para chegar a tais conclusões, o especialista avaliou mais 20 mil negócios de M&A nos 18 países com maior capitalização de mercado no mundo, entre 1990 e 2023 – incluindo o Brasil. A conclusão, segundo ele, foi que a incerteza econômica, ao mesmo tempo em que causa fricções no mercado, pode gerar oportunidades em processos de M&A. “No Brasil, não é diferente. O país se destaca como um dos mercados mais promissores e desafiadores da América Latina nesse aspecto”, comenta.
Para Jefferson Nesello, sócio-fundador e diretor da Zaxo, o Brasil não é apenas mais um país emergente; é uma arena onde incertezas políticas frequentemente testam a coragem dos investidores. Mas, para ele, residem ai as boas oportunidades. “Em momentos de instabilidade, o mercado brasileiro se torna ainda mais estratégico. É quando investidores mais arrojados conseguem negociar prêmios atrativos e, ao mesmo tempo, capturar valor futuro em setores promissores”, observa.
Para Leonardo Grisotto, também sócio-fundador e diretor da Zaxo, para que as empresas aproveitem seu potencial na hora de firmar negócios de M&A é preciso não apenas olhar a crise como uma janela de oportunidade, mas estar preparada para usar estes momentos como oportunidades. “Especialmente em setores altamente competitivos”, afirma.
Neste ponto, contar com profissionais especializados na análise desses fatores ganha ainda mais relevância para as transações. “Se há uma lição que aprendemos com o mercado global de M&A ao longo das últimas três décadas, é que a resiliência e a adaptabilidade são os maiores ativos. E, no Brasil, essas qualidades são essenciais para transformar o que muitos veem como risco em vantagem competitiva”, disse Rodrigues. Prova de que, ainda que o cenário esteja posto, a diferença entre um bom negócio e uma furada é o olhar sobre a situação.